Desconto no IPVA bate recorde
21/06/2018 11h25

O Programa Nota Fiscal Goiana, lançado pelo Governo de Goiás em 2015, já bateu o recorde do ano passado inteiro em número de contribuintes a serem beneficiados com descontos no IPVA. O abatimento, que varia de 5% a 10% e será válido para o próximo exercício, deve beneficiar mais de 325 mil proprietários de veículos.

No ano passado, 243,9 mil contribuintes acumularam pontos e garantiram desconto no IPVA deste ano. Segundo o secretário da Fazenda, Manoel Xavier Ferreira Filho, a expectativa é de que até dezembro o número de pessoas com descontos no IPVA, dentro do programa, supere o crescimento de 80% em relação ao ano passado.

Para Manoel Xavier, o crescimento no número de descontos reflete a conscientização dos consumidores, que estão pedindo com mais frequência o CPF na nota fiscal no momento da compra. O motorista Uesmar Lima Martins, conhecido como Mazinho, é um desses que não perde tempo. “Lá em casa só eu pedia o CPF na nota, agora minha esposa também está participando. Já alcancei 8% de desconto no IPVA para o ano que vem e estou de olho nos prêmios”, contou.

No dia a dia, Mazinho pede o CPF na nota desde a compra do pãozinho até nos produtos de maior valor. Ele realizou o cadastro em junho de 2016, e conta que, além da motivação dos prêmios e descontos, vê no programa uma forma de garantir que o imposto pago tenha destino certo. “Se no valor do produto está incluído o imposto, é justo que ele vá para onde deve ir que é o serviço público”, enfatizou.

Atualmente, 325,4 mil pessoas já garantiram o abatimento que varia de 5% a 10% sobre o valor do IPVA para 2019. Esse número supera todo o ano passado, quando 243,9 mil tiveram o benefício. "Quanto mais o cidadão pede o CPF na nota no momento das compras, mais pontos ele acumula para o desconto no IPVA e concorre a prêmios", explicou o coordenador do programa, Leonardo Vieira de Paula.

Para o coordenador, o aumento expressivo no número de pessoas com o benefício demonstra que o programa Nota Fiscal Goiana já virou um hábito no dia a dia dos cidadãos. “As pessoas estão mais conscientes da importância de cobrar a nota. Além disso, há o incentivo das premiações e o desconto do IPVA que para muitos é um alívio a mais nas contas”, justificou.

Atualmente, 628 mil pessoas estão cadastradas no programa Nota Fiscal Goiana. E para se inscrever é bem simples, basta acessar o site nfgoiana.sefaz.go.gov.br e preencher o cadastro. A partir daí, é só pedir para incluir o CPF nas compras que o consumidor estará concorrendo automaticamente aos prêmios.

Premiações - Além do desconto de até 10% no IPVA, os inscritos concorrem a prêmios mensais em dinheiro e ao prêmio extra de R$ 1 milhão (valor bruto) em dezembro. Cada R$ 1 real em compras vale 1 pontos. A cada 100 pontos o participante tem direito a concorrer aos prêmios com 1 bilhete. Para o sorteio previsto para o dia 28, foram gerados nesta semana 1,7 milhão de bilhetes. Confira na tabela abaixo quanto de desconto você já alcançou.

 

Comunicação Setorial- Sefaz
Foto: Denis Malon